quinta-feira, 31 de maio de 2012

A locomotiva E211 e o turismo ferroviário que nao soubemos fazer ….

Esta foi uma das locomotivas que, conjuntamente com outras semelhantes, percorreu durante varios anos a Linha do Corgo. Eis um pouco da historia desta locomotiva, reconstituida a partir de varios excertos de informação colhidos aqui e acolá.

O artigo aqui: http://linhaferroviariadocorgo.wordpress.com/2012/05/31/a-locomotiva-e211-e-o-turismo-ferroviario/

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os Portugueses - O comboio já não passa aqui

Os Portugueses - O comboio já não passa aqui

Parece-nos mais uma vez Vi(st)a estreita na via larga...

Reflexão sobre o Rio Tua

O Rio Tua

O rio corre ingénuo, como manda o seu código genético, ou a Física, ou qualquer força superior que não conheço à procura do descanso no mar salgado, de ondas brandas e bravas, conforme as luas e os labirintos de vento. Corre como se nada se passasse na sua Foz, encalço de agitações que só a um punhado de gentes mesquinhas poderá interessar.

Ministra do Ambiente responde perante o Parlamento sobre Tua e Alto Douro Vinhateiro a 5 de Junho


O requerimento apresentado pelo Partido Ecologista “Os Verdes” para que a Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território responda na Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local sobre a Barragem do Tua e o Alto Douro Vinhateiro, foi hoje aprovado.



Em consequência dessa aprovação, e considerando a urgência do tema, a reunião de 5 de Junho da Comissão parlamentar, que contará com a presença da Ministra Assunção Cristas, dedicará uma ronda a este assunto.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

DCIAP investiga contratos do Estado com a EDP

http://economico.sapo.pt/noticias/dciap-investiga-contratos-do-estado-com-a-edp_144743.html

intervenção sobre a Barragem de Foz Tua


A Deputada do Partido Ecologista “Os Verdes” proferiu hoje, dia 16 de Maio, em plenário da Assembleia da República, uma intervenção sobre a Barragem de Foz Tua e a proposta de decisão da UNESCO para que sejam imediatamente paradas as obras desta Barragem. A Deputada ecologista anunciou ainda a apresentação de um Projeto de Resolução de “O Verdes”

terça-feira, 8 de maio de 2012

Porque é a electricidade tão cara?

Ramal de Cáceres - Via larga com vista estreita...

Para vosso conhecimento remetemos comunicado de sindicato espanhol saído na imprensa espanhola, onde este denuncia o facto da REFER impor uma circulação de 50 KM/H no ramal de Cáceres invocando o argumento, falso, da segurança. Na verdade, o ramal ainda há três anos foi alvo de obras de manutenção (colocação de travessas novas e carris em vários trechos do troço Castelo de Vide - Marvão-Beirã) no valor de algumas centenas milhares de euros e está apto em 2/3 do seu percurso a velocidade de 100 Km/H e somente no último terço, entre Castelo de Vide e a fronteira, devido à sinuosidade a velocidade tem de ser reduzida para cerca de 70 Km/H. Ou seja, corroborando o que diz o sindicato espanhol, a decisão da limitação de velocidade é política.

Paulo Fonseca GAFNA ------------------------------------------------------------


Buenas noches: aprovechando que el 9 tienen una cumbre nuestros gobiernos en la que se tratarán temas ferroviarios hemos publicado una nota de prensa con la situación actual del ramal de cáceres. http://www.extremaduradehoy.com/periodico/caceres_provincia/sindicato_federal_ferroviario_confederacion_general_del_trabajo_denuncia_que-160710.html
saludos

domingo, 6 de maio de 2012

Amanhã irá passar uma reportagem acerca dos custos e "tramoias" das grandes barragens onde será dado destaque especial ao Tua!


Amanhã irá passar uma reportagem acerca dos custos e "tramoias" das grandes barragens onde será dado destaque especial ao Tua!

Facturas de Betão"Portugal vai fazer 9 barragens novas, que vão gastar mais electricidade do que produzir. Quem vai pagar são os consumidores, nas facturas. Saiba porque a electricidade é tão cara, no Repórter TVI. «Facturas de Betão» é uma Grande Reportagem do jornalista Carlos Enes, com imagem de Carlos Carvalho e montagem de Miguel Freitas."
20.30 TVI