quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Liga dos Amigos quer que UNESCO seja informada da construção de linhas de muito alta tensão

Fonte: Agência Lusa

Douro: Liga dos Amigos quer que UNESCO seja informada da construção de linhas de muito alta tensão

Vila Real, 18 jan (Lusa) -- A Liga dos Amigos Douro Património Mundial (LADPM) quer que a UNESCO seja informada sobre a construção de linhas de muito alta tensão no Alto Douro Vinhateiro, cujo projeto de impacto ambiental se encontra em consulta pública.



A LADPM manifestou hoje, em comunicado, a sua "inquietação e reserva" quanto ao projeto das linhas que muito alta tensão, que ligará a barragem de Foz Tua, atualmente em construção, a Armamar.

Este projeto, que se encontra em fase de consulta pública, prevê que as linhas de transporte de eletricidade a implantar sejam suportadas em postes (torres) de 44 metros e 64 metros de altura, atravessando vários quilómetros do Alto Douro Vinhateiro (ADV), classificado como Património Mundial há 10 anos, e da sua bacia visual.

Porque, o que "não pode estar em causa, nunca", é o património classificado, a liga quer que, antes de uma tomada de decisão final, se dê conhecimento à UNESCO, através da respetiva Comissão Nacional, do conteúdo do parecer, colhendo assim, se for caso, a sua concordância.

A LADPM defendeu ainda que seja solicitado às entidades públicas responsáveis pelo licenciamento que tenham em conta os pareceres técnicos, quer do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), quer das direções regionais do Ambiente.

A liga lembrou que as linhas que hoje atravessam o vale do Douro e que "são bem visíveis" na paisagem, "já dão uma ideia da agressão que pode constituir o atravessamento por novas linhas que, como se anuncia, serão de muito maiores dimensões".

A estrutura diz que nunca se pronunciou nem pronunciará "como contrária ao progresso da região e muito menos ao aproveitamento das potencialidades energéticas" que ainda existem neste território.

No entanto, acrescentou que "também entende que se deve preservar o valor paisagístico, que a UNESCO consagrou como Património da Humanidade".

O que, na sua opinião, requer que se encontrem "soluções técnicas ajustadas que permitam salvaguardar quer os valores ambientais, quer a produção de energia elétrica, seja a partir de fontes hídricas, eólicas ou outras".

A construção destas linhas vem juntar-se à Barragem de Foz Tua. Um relatório elaborado pela associação Icomos e divulgado em dezembro alertou que a construção dessa barragem terá "um impacto irreversível" e constituirá uma "ameaça ao valor excecional universal".

A divulgação deste documento marcou as comemorações do décimo aniversário da classificação do ADV que decorreram no dia 14, no Peso da Régua.

A associação ambientalista Quercus já tinha alertado para esta "nova atrocidade" para o Douro decorrente das linhas de muito alta tensão e anunciou que está a preparar um documento como forma de alertar a UNESCO, em Paris.

PLI.
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário