quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Linha do Oeste: Petição pela requalificação atinge quase duas mil assinaturas


Uma petição exigindo a modernização e eletrificação da Linha do Oeste, que está a circular na Internet desde o início de julho, está prestes a atingir as duas mil assinaturas.

A petição que pode ser assinado no endereço http://www.peticao24.com/contra_o_encerramento_cp_linha_do_oeste, tem vindo a ser divulgada através da rede social Facebook e já foi subscrita por 1825 pessoas.

Os subscritores da petição lembram que a requalificação e modernização daquela linha férrea entre a Figueira da Foz ao Cacém era uma das medidas do Plano de ação do Oeste, como contrapartida pela não construção do aeroporto na Ota e apelam a que seja aproveitada a "oportunidade" para reivindicar o cumprimento da medida.

Esta poderá ser a segunda petição a ser entregue na Assembleia de República (AR), depois de em janeiro de 2010 vários deputados eleitos por Leiria terem integrado um “grupo de cidadãos” que promoveu uma petição pela requalificação e modernização da Linha do Oeste.

O documento que em agosto de 2010 ultrapassou as quatro mil assinaturas foi entregue em setembro, propondo a duplicação, eletrificação e correção do traçado, visando, no futuro, a circulação de comboios rápidos, intercidades, de passageiros e um serviço de mercadorias eficiente.

Além das petições, a Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste está a ser recebida por todos os grupos parlamentares para pressionar o governo a não encerrar qualquer troço daquela ferrovia.

A posição da Comissão foi tomada no seguimento de notícias que davam nota da intenção manifestada pelo Governo PS à troika no sentido de encerrar 800 quilómetros de ferrovia, 127 dos quais na Linha do Oeste.

O movimento que já foi recebido pelo PCP, Verdes e PS, considera "inadmissível" o encerramento, ainda que parcial, da linha que liga o Cacém à Figueira da Foz e que diz ser de "importância vital para o desenvolvimento económico e social da região do Oeste", disse à Lusa o líder da comissão, José Rui Raposo.

@Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário