quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Estação de Aregos, Linha do Douro


SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ESTAÇÃO DE COMBOIOS DE ÂREGOS
NA LINHA DO DOURO


O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Economia e do Emprego, sobre a estação de comboios de Âregos na linha do Douro, onde os comboios efectuam paragens, mas não é permitida a entrada ou saída de passageiros.

PERGUNTA:
Através de um ofício enviado ao Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes”, a Junta de Freguesia de Santa Cruz do Douro, concelho de Baião, dá a conhecer o facto de haver comboios, que apesar de efectuarem paragens na estação Âregos/Tormes, na linha do Douro, não permite a entrada ou saída de passageiros.

Esta situação torna-se ainda mais difícil de entender tendo em conta que as ditas paragens são da ordem dos 2 a 3 minutos.

Assim, e apesar da paragem de Âregos ter a denominação de estação de comboios, quem pretende aceder à freguesia de Santa Cruz do Douro vê-se confrontado com um reduzido horário fornecido pelo serviço da CP - Comboios de Portugal, sendo que as estações vizinhas, em qualquer um dos sentidos, situam-se a mais de dez quilómetros de distância.

Através do mesmo ofício é dado ainda a conhecer que foi entregue um pedido à CP - Comboios de Portugal, no último mês do ano 2010, com o intuito das automotoras nº863, 869, 877, 866 e 878 permitirem a entrada e saída de passageiros na referida estação. Este pedido foi acompanhado por um abaixo-assinado de centenas de residentes da freguesia, não tendo no entanto a CP, Entidade Pública Empresarial (EPE), dado qualquer resposta às pretensões da população de Santa Cruz do Douro.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Economia e do Emprego possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1-A que se deve o facto de não ser permitida a entrada e saída de passageiros na estação de Âregos em todas as composições que por lá passam?

2-Tem o Governo dados concretos sobre o número de utentes que utilizam a estação de Âregos em particular?

3-Tendo a CP recebido uma carta enviada pela Junta de Freguesia de Santa Cruz do Douro, datada de 22 de Dezembro de 2010, portanto, há mais de oito meses, porque é que nunca procedeu a qualquer esclarecimento ou resposta sobre o referido assunto?

1 comentário:

  1. Na Rede também já foi assim. Os comboios paravam, mas não havia serviço comercial.

    ResponderEliminar